sábado, 26 de julho de 2008

regresso

Depois de um fim-de-semana de lenta consciencialização de que estava de volta, fui na 2ª feira de manhã ao Ministério da Educação, o nosso local de trabalho e onde está (ainda) instalada equipa responsável pelo programa da construção de escolas em todo o território. Após uma emocionada recepção combinei com o Almério (o coordenador do projecto) que ainda nessa semana me juntaria à equipa que ia a Suai. Fiquei radiante pois era mesmo esta viagem que queria fazer porque, por um lado é um trajecto lindíssimo, pois temos que atravessar a ilha para a costa sul o que implica muitas e muitas horas de difícil viagem; por outro, esta foi a 1ª viagem que fizemos quando chegamos há 6 anos e nunca mais voltei a Suai. Foi também neste distrito que foram construídas as primeiras escolas do projecto
5ª feira, dia 24 de Julho, após muitas peripécias para encher o depósito com gasóleo lá partimos em direcção a Suai. O Almério, infelizmente, não pode vir mas fui muito bem acompanhada pelo Cândido, o Rosário e o Abril, dos três apenas o primeiro fala um bocadinho de português. Foram horas e horas de viagem com “música” de fundo em tétun, o que me permitiu apreciar calma e isoladamente cada pormenor da viagem.

Sem comentários: