sábado, 5 de julho de 2008



galle road


tenho internet (um luxo) e vou aproveitar para contar um pouco mais desta história.


Partimos de Colombo em direcção ao Sul.
Na primeira paragem, em Piliyandala, ainda perto de Colombo, conheci Cedric de Silva, o director da ONG alemã, SOS Children’s Villages.
A propósito deste encontro vale a pena fazer uma incursão aos vestígios da presença portuguesa neste país. Para mim foi uma surpresa constatar que ainda há muito nomes de família de origem portuguesa; é o caso do nome que acima referi; da famosa cadeia de padarias Perera&Sons Bakery; da óptica Salgado; do loja Carvalho e dos inúmeros letreiros com o nome de Silva que vão pontuando as intermináveis lojas na Galle Road.

A Galle Road, por aqui conhecida por highway, é um verdadeiro monumento ao paradigma da construção junto à estrada nacional, que tão bem conhecemos em Portugal. No entanto, aqui tal como com a vegetação, a densidade é impressionante, são quilómetros e quilómetros de construção contínua, perfeitamente aleatória quer do ponto de vista urbano como arquitectónico… vulgo o caos!
Voltando à denominação de highway… esta será provavelmente a melhor estrada do país, pois é aquela que liga a capital à costa sueste onde se concentram os turistas. Auto-estrada é definitivamente um eufemismo para designar uma estrada banal de 2 sentidos, onde a vida de qualquer viagem é posta à prova a cada quilómetro… é frequente que durante uma ultrapassagem se encontrem 3 carros lado a lado.
Feito o enquadramento (esta é para a Sara) concentremo-nos nas visitas aos “Tsumani Housing Projects”. Ao segundo dia já visitei 7 projectos deste tipo. Falei com várias pessoas, desde os beneficiários, aos técnicos das agências de implementação, até aos próprios construtores.
Ainda não tenho uma opinião sobre o que tenho visto... deixo algumas imagens para terem uma ideia do que é o Sri Lanka e os projectos em causa.







1 comentário:

Anónimo disse...

hello maria, vejo que já estás em grande actividade, com direito a fotos e tudo, adorei!
vai dando notícias, gostamos de saber como estás e por onde andas.
bjs grandes para ti